quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida

Em tempos de pessoas autossuficientes, confiantes e desapegadas, a arte de cativar parece meio esquecida. Está bem fácil dizer que ama, casar, descasar e descartar o amor de nossa vida.
Bilhetinhos, abraços inesperados, bolo de fubá e ligar para lembrar a pessoa de vestir agasalho são coisas naturais para quem ama e cuidar faz parte do amor. Nem importa se falamos de filhos, amigos ou amores, todos gostam de ser cuidados e isso não significa que você está correndo atrás ou se humilhando.
Mesmo que a sua vida seja corrida, tente mostrar o seu amor através de pequenos gestos de carinho. Ninguém está dizendo para você ir a uma loja e estourar o seu cartão de crédito! Presentes materiais podem ser funcionais, mas não superam uma surpresinha bem feita. O valor monetário do presente é irrelevante, não é proporcional ao amor.
Foi bem legal o nobre hindu ter construído o Taj Mahal para a esposa, mas ela já estava morta. Talvez fosse melhor se ele a tivesse apenas abraçado em uma noite fria. Demonstrações de amor feitas através de presentes caros agradam ao público e ao capitalismo, foram inventadas por pessoas querendo vender produtos e serviços para abastecer o mercado da felicidade parcelada no cartão. Tem uma diferença muito grande em pedir pizza por telefone e preparar uma sopa de legumes para a pessoa querida que esteja gripada.
Nós fazemos isso o tempo todo, tentamos substituir afeto por mimos tecnológicos ou outras bugigangas. O pior é que nossos filhos estão seguindo o mesmo caminho consumista e superficial.
Chega de terceirizar a atenção que as pessoas queridas merecem! Conte historinhas para seus filhos e esqueça a televisão e o computador. É disso que eles lembrarão quando forem adultos e não do brinquedo movido à pilha. Gente, um chazinho no inverno com um sorriso esquenta qualquer coração, gente!
Eu mostro carinho através da comida que eu faço para a minha família e amigos. Não sou cozinheira, mas eu me viro! O importante é que todo o carinho que você tem pela pessoa seja colocado na preparação do prato, seja ele qual for. Quando você sabe que alguém gosta de uma coisa e prepara, parece que aquilo melhora o dia de todos.
Cuidar também é ouvir, prestar atenção de verdade no que as pessoas queridas estão falando. Desligue das outras coisas e escute como foi o dia dos seus queridos, mesmo que tenha sido igual à ontem... Saiba comentar os assuntos que lhes interessem e participe da vida deles, simplesmente porque você também é parte da vida dos seus amados!
Ainda que seja de longe, mostre que você se importa. Mensagem fora de hora com palavras de incentivo e carinho fazem milagres na vida de quem só estava precisando de um abraço e um beijo estalado.
Mas por que você vai fazer tudo isso? Porque você não tem vida própria? Lógico que não! É porque são essas pessoas que fazem sua vida mais feliz e porque eles cuidam de você também com alegria.

Veja como isso vai fortalecer a relação e que vale muito a pena se doar um pouco! É assim, sem medo de ser feliz que eu toco a vida. Porque os amores mais preciosos são de graça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário